portugues
home Os livros actividades  eventos contactos
O Trigo dos Pardais
Aqui, as brincadeiras surgiam ao sabor das estações, em plena natureza, os brinquedos construíam-se com o que a flora oferecia, também ao ritmo de cada época do ano, e os garotos brincavam em interacção e consonância com o meio ambiente. Muitas vezes, o entretenimento advinha em simultâneo com o dever laboral que, desde cedo, era imputado à criança. As cinco mecas, jogo de forte tradição e muito popular entre meninas e meninos, tanto podia ser jogado no adro da escola durante o recreio, como no alto da serra a guardar o rebanho.

Porém, com alguns dos contos levanta-se o véu e despertam-se consciências para a evolução dos tempos e do aparecimento de outros brinquedos e formas diversas de morar. Os netos já não se divertem com os mesmos jogos dos avós ou, pelo menos, têm acesso a brinquedos confeccionados com outros materiais e de produção em série.

A temática deste livro de contos surge com o propósito de alertar os mais jovens para o dever de conservação do planeta Terra numa atitude pro-ecológica de respeito pelo meio ambiente, pela preservação do património natural da região e do país e, porque não, de recordar aos mais idosos os seus tempos de brincadeira. Pegando nestas duas gerações, avós e netos, a aprendizagem passa ainda pelo humano e pelo socioeconómico. Cuidar do velho planeta implica fazer uso da matéria-prima que este oferece ao homem, sem que nenhum elemento se desperdice e onde tudo se transforme e recicle.


O Trigo dos Pardais (contos da infância rural), de Isabel Mateus, foi incluído nas listas dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/) em 2011.

O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do Governo português, da responsabilidade do Ministério da Educação, com o objetivo de incrementar os níveis de literacia da população em geral e, em particular, dos jovens.

http://vimeo.com/40400047
Envio para:
voltar
 
autor
paypal facebook